Tratado de Lisboa




Pois é.. foi hoje, dia 13, assinado o Tratado de Lisboa, que institui uma espécie de Constituição Europeia. Em traços gerais, isto significa que vamos passar alguma da nossa soberania, para um Orgão Europeu. O que me custa a engolir (não quero com isto dizer que sou contra ou a favor), é que estamos a assistir a isto, impávidos e serenos. No minímo, a memória dos nossos ilustres fundadores, impunha que a pergunta fosse feita aos Portugueses: "Vocês querem pertencer a uma comunidade Europeia, mais vasta e ampla, cedendo parte da soberania, árduamente conquistada, pelos nossos fundadores? Querem dar um novo passo, nesta nossa centenária história de conquistas e sofrimentos? sim ou Não?
Ainda mais me custa saber que o nosso Primeiro Ministro, de quem nem sequer me apetece soletrar o nome, disse em tempos, em plena campanha eleitoral, que era a favor de um referendo sobre a Constituição Europeia. E agora, vi-o, em pleno Parlamento Europeu, a ignorar e ridicularizar, aqueles que clamam por um referendo. Ainda acha, que o comportamento de tão dignos e eleitos deputados é uma falta de respeito por um local democrático..... Que sabe ele sobre democracia??? Ele nem conseguiu provar aos Portugueses que é Engenheiro!!!
E vocês aí??? Não dizem, nem fazem nada???? Muitos de vocês já nasceram sob a égide da democracia. Mas uma coisa vos garanto... Aliás, a história é que nos garante: - Não existem verdades adquiridas. O que hoje temos, amanhã podemos já não ter. Temos que lutar por aquilo que queremos. Se não nos mexermos, alguém o fará por nós, mas garantidamente, não será em prol do nosso bem estar..... fiz-me entender? - Mais uma vez digo.... não quero aqui dizer, se sou ou não a favor do Tratado de Lisboa, mas digo, isso sim, que deveríamos lutar pela dignidade dos nossos antepassados, da nossa história. Não vem um tipo qualquer ou governo algum, impor a sua vaidade, em cima de mais de cinco séculos de história. Quero ser um Europeu, mas primeiro sou Português......
Viva Portugal......Viva a democracia.....

Comentários

Anónimo disse…
Parabéns Nuno.

Darias um bom político! Claro, se conseguisses fazer valer teus ideais.
Acredito que sim!
Quem assim escreve, quem assim pensa, e se assim agires perante a vida, não tenho dúvida alguma, de que, seriam pensadores, homens como tu, que poderiam "levantar" de novo Portugal. E quem sabe, com tanta força e coragem, podermos voltar a ser um povo de Heróis, hoje, muito esquecidos e derrotados.

Parabéns...

Mensagens populares deste blogue

Portugal na rota das redes de tráfico humano (imigração)

Coligar ou não coligar…. Eis a questão a bem da Nação.

Basta de Fartar Vilanagem