Ano Novo....


Pois é.... mais um novo ano que entra e mais uma vez as expectativas sobem aos níveis mais altos desde exactamente..., o mesmo período do ano passado! No fundo é bom que assim seja. O ano novo funciona não só como renovador do nosso estado de espírito, mas também como um purificador de intenções. O desgaste de 365 dias consecutivos, leva a que, na maioria das vezes, percamos o rumo, ou melhor, o fio á meada. Assim, os limites de um ano que finda e de um novo que começa, pareçe muitas vezes soar como uma boia de salvação para a nossa própria sanidade mental. Como alguém diria....."Agora é que é, este ano é que vai ser.....".
Mas os limites ou as margens do inicio de um novo ciclo, nem sempre estiveram associados a esta data em particular. Aliás, esta data, pouco ou nada vai de encontro ás nossas verdadeiras origens e ás nossas mais ancestrais tradições. A verdadeira transição entre períodos é definitivamente marcada pelo Carnaval..... ou melhor dizendo, pelo Entrudo. "Entrudo, deriva do latim (introitus) significando "entrada" ou começo do ano, da primavera ou, mesmo, da entrada da Quaresma". Pois é, cá está, sempre foi o inicio da primavera que marcou o inicio do novo ciclo. A flor e a germinação de novas colheitas, os rituais da passagem de criança para homem, os preparativos para as celebrações da morte e renascimento de Cristo (para quem acredita). Já alguém ouviu falar no enterro do velho? Esse é também um ritual simbólico do Entrudo, o velho nada mais é que o "Ano velho". Desta forma, rápidamente concluímos que o homem, mais uma vez, decidiu "ajustar" uma data ou período, com fortes raízes culturais, para uma localização mais rentável e comercial, mas com perda de muito do seu significado. Depois, lá andam muitos de nós, a brincar ao Carnaval, sem perceber ou explicar patavina daquilo.
Bem, á parte este pequeno esclarecimento, o que interessa é que, de facto, entramos num novo ano civil. Assim sendo, os meus desejos, são de que, possamos todos contribuir para um mundo e uma sociedade mais justa e equilibrada. No plano pessoal, concerteza vamos todos renovar as esperanças na presecussão dos nossos mais ávidos objectivos. Como é que é mesmo?: "Este ano é que é!!!".
Um feliz 2008 para todos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portugal na rota das redes de tráfico humano (imigração)

Basta de Fartar Vilanagem

Tratado de Lisboa